PROJECTO HAYDN 2009

Evocando os duzentos anos da morte de Haydn, a Antena 2 promove a audição integral dos 76 quartetos que compôs ao longo de quatro décadas.

O quarteto de cordas foi um campo de exploração musical onde se condensou a essência do espírito da era clássica. Haydn libertou-o das suas origens como divertimento e revelou o seu potencial dialogante, capaz de influenciar o rumo da história da música. Daí o epíteto de "pai do quarteto de cordas".

O Ensemble Contrapunctus, um colaboração entre músicos de elevada qualidade na execução do melhor reportório da música de câmara, subirá ao palco para interpretar 11 dos 22 concertos que irão percorrer outras tantas cidades do país.

Este concerto reúne um dos quartetos do Opus 9, com haydn começou a delinear a estrutura do quarteto clássico em 1770; o enigmático quarteto Opus 42, escrito provavelmente para Espanha em 1785; um dos quartetos Opus 54/55, que chamaram a atenção dos parisienses em 1788; e um dos quartetos Opus 71/74, com que Haydn fez furor em Londres em 1793.

Este espectáculo terá lugar no teatro Virgínia no dia 9 de Novembro pelas 21h30. Terá uma duração de 1h20 c/ intervalo e o bilhete tem o preço de 7,5€. Os alunos de música e músicos só pagarão 4€ do bilhete, para isso basta levarem uma folha que indique o nome dos alunos e/ou músicos pertencentes a uma associação. Essa folha deverá estar devidamente assinada e carimbada pela direcção da mesma associação.

Comentários