quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Outeiro Grande: filarmónica estreou o maestro mais novo do concelho de Torres Novas


Edição nº 850 de 14-12-2012 • Série II • Ano 19 • Directora: Inês Vidal


Banda assinalou aniversário no sábado 
Outeiro Grande: filarmónica estreou o maestro mais novo do concelho de Torres Novas 

A banda filarmónica do Centro Recreativo e Musical do Outeiro Grande, freguesia de Assentis, concelho de Torres Novas, assinalou a passagem de mais um aniversário no passado sábado, dia 8 de Dezembro, com um concerto que marcou a estreia de um novo maestro, que sucede a António Pereira.
Aos 20 anos, acabados de fazer, Tiago Rodrigues é o maestro mais novo das nove filarmónicas do concelho de Torres Novas e, por certo, não haverá muitos com esta idade à frente das bandas por esse Portugal dentro.
A sucessão na regência da banda ”foi natural” e agora, com este novo ciclo, surgem novas ideias para o futuro da banda. ”Quanto a projectos, tenho em vista a construção de uma escola de música com capacidade para formar músicos para a banda e para incutir as bases necessárias para futuras carreiras musicais. Apesar das dificuldades inerentes a este tipo de trabalho, penso que com esforço e dedicação da minha parte e da parte dos músicos iremos conseguir melhorar a qualidade da banda”, refere o estudante em mestrado de engenharia electrotécnica e de computadores.
Em seu entender, a escola de música, tal como estava organizada, representava uma carga financeira difícil de suportar. Para além disso, refere, estava organizada ao estilo de um conservatório. ”O que acabava por não produzir músicos filarmónicos. A minha ideia é incentivar os bons músicos da casa a dar aulas para diminuir as despesas e, por outro lado, formar músicos para a banda, sempre com a janela aberta para seguirem a via do conservatório”.
Tiago Rodrigues está à frente da banda desde o dia 16 de Novembro e o concerto de aniversário foi preparado em quatro ensaios. No sábado à tarde foram executados cinco temas: dois estavam já a ser vistos, um já pertencia ao repertório e foram introduzidos dois novos temas. Um dos temas novos foi um solo para dois clarinetes e banda, numa perspectiva de evidenciar músicos de qualidade existentes na banda. O outro foi escolhido por ser um tema popular e por se adequar ao público.
As reacções ao concerto foram boas, considerou o maestro ”O concerto correu bem, de acordo com as minhas expectativas. Quanto às do público, pelo que me apercebi, também foram positivas. A própria da direcção da colectividade, a quem agradeço o apoio, também ficou surpreendida”. A banda do Outeiro tem actualmente 25 músicos.

Por: Élio Batista


Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário/ Leave your message: